segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

BRASIL - DESDE 1961 VÁRIOS INCÊNDIOS CAUSARAM TRAGÉDIAS E CHOCARAM O NOSSO PAIS. CONFIRA ALGUNS DELES NOS ÚLTIMOS 40 ANOS.

Compartilhar
As tragédias envolvendo grandes incêndios deixaram marcas profundas na opinião pública brasileira. Em comum entre todas elas, as mesmas características: imprudência, negligência, dor, heroísmo e solidariedade.
Neste domingo, 27 de janeiro, um incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, Rio Grande do Sul, deixou mais de 230 mortos.
Confira abaixo alguns incêndios que chocaram o Brasil nos últimos 40 anos:
* Gran Circus Norte-Americano (1961): no dia 15 de dezembro, o incêndio que tomou conta da lona banhada em parafina (material inflamável) deixou um total aproximado de 500 mortos em Niterói: cerca de
300 morreram na hora e 200 nos dias seguintes, queimados ou pisoteados devido ao pânico que ocorreu no momento do desastre. Crianças foram a maioria das vítimas. As investigações apontaram que o incêndio foi provocado por um ex-funcionário do circo Adílson Marcelino Alves, o Dequinha, que fora demitido dias antes. Ele foi condenado a 16 anos de prisão e foi assassinado em 1973. Depois da tragédia, surgiu uma das figuras mais emblemáticas do Rio de Janeiro: chocado com o fato, José Datrino começou a fazer pregações religiosas pelas ruas da cidade e ficou conhecido como o Profeta Gentileza.
* Edifício Andraus (1972): em 24 de fevereiro, ocorreu o primeiro dos grandes incêndios que chocaram a população de São Paulo. Dezesseis pessoas morreram e cerca de 300 ficaram feridas. A investigação apontou que o fogo começou após uma sobrecarga ocorrida em uma loja de departamentos situada nos primeiros andares do prédio.
* Edifício Joelma (1974): no dia 1º de fevereiro, dois anos após a tragédia do Andraus, o fogo devastou o local e deixou um total de 188 mortos. As imagens do incêndio e de vítimas saltando em desespero dos andares mais altos exibidas pela televisão chocaram o país e o mundo. A apuração apontou que o fogo começou após um curto-circuito em um aparelho de ar-condicionado. Cinco pessoas foram condenadas pela Justiça a penas de até três anos de cadeia.
* Loja Renner (1976): 41 pessoas morreram e cerca de 60 ficaram feridas após o incêndio que destruiu o edifício onde ficava situada a loja de departamentos Renner, no Centro de Porto Alegre, no dia 27 de abril de 1976.
* Edifício Grande Avenida (1981): no dia 14 de fevereiro, 17 pessoas morreram e 53 ficaram feridas no incêndio que destruiu o edifício situado na Avenida Paulista, em São Paulo. No local, ficava situado a antena transmissora da "TV Record". O número de vítimas só não foi maior pelo fato dos funcionários das empresas não estarem trabalhando no dia, por ser véspera de Carnaval.
* Edifício Andorinha (1986): no total, 21 pessoas morreram e cerca de 50 ficaram feridas na tragédia que devastou parte do edifício situado na esquina das avenidas Almirante Barroso e Graça Aranha, no Centro do Rio. O prédio foi demolido em 1996 e atualmente o local comporta a Torre Almirante, onde funcionam escritórios da Petrobras.

Postado por 
Compartilhar

Fotógrafo: verified_user

0 comments:

Outros Blogs

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog