quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Secretaria de Assistência Social realiza capacitação para monitores do Peti

Compartilhar
Assessoria de Comunicação 

Monitores do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil ( Peti ) participaram na tarde desta terça ( 05 ), no Sindicato dos Professores, de um curso de capacitação para atuação nas escolas desse ano. No total, 22 monitores receberam informações sobre o que é o programa, como funciona, quais suas competências e maneira de atuação.

O curso foi organizado pela Secretaria de Assistência Social e ministrado pelo supervisor do programa Aldean Coelho, pela coordenadora Geyziane Silva, técnicos e assistentes sociais.

O evento também contou com a participação do secretário de assistência social, Francisco Paiva e da adjunta Márcia Portela.

Chapadinha hoje, conta com 1.209 crianças e adolescentes inseridas no programa distribuídas em 10 núcleos, sendo 7 na cidade ( Bairros Aparecida, São José, Campo Velho, Areal, Caterpillar, Boa Vista e Corrente ) e 3 na zona rural ( Inhambu, Pitombeira II e São José ).

O Peti articula um conjunto de ações visando à retirada de crianças e adolescentes de até 16ª anos das práticas de trabalho infantil. O programa reconhece a criança e o adolescente como sujeito de direito, protege-as contra as formas de exploração de trabalho e contribui com o desenvolvimento integral. Com isso, o Peti oportuniza o acesso à escola formal, saúde, alimentação, esporte, lazer, cultura e profissionalização.

Na área da educação, a frequência na escola da criança ou adolescente deve ser de no mínimo 85%. Na saúde, gestantes e lactantes devem comparecer às consultas de pré-natal e participação nas atividades educativas de aleitamento materno e cuidados gerais.

O Peti compõe o Sistema Único de Assistência Social ( SUAS ) e tem três eixos básicos: transferência direta de renda a famílias com crianças ou adolescentes em situação de trabalho, serviços de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças/ adolescentes até 16 anos e acompanhamento familiar através do Centro de Referência de Assistência Social ( Cras ) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social ( Creas ).

Participam do Peti crianças e adolescentes de 7 a 16 anos. Na sequência pode ingressar no Projovem até os 18 anos e concluir a qualificação no Projovem Trabalhador até os 29 anos.

Quarta-feira ( 06 ), a capacitação vai ser direcionada para os monitores do Projovem.
Serviço:O que: Capacitação dos monitores do Projovem
Local: Sindicato dos Professores
Hora: 14:00h
 






Compartilhar

Fotógrafo: verified_user

0 comments:

Outros Blogs

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog