quinta-feira, 21 de março de 2013

Fundação Abrinq apresenta castilha de alimentação em Chapadinha

Compartilhar
Foto: Kim Pereira


Na busca de promover o desenvolvimento das polícias públicas de segurança nutricional e alimentar, a Fundação Abrinq selecionou 4 cidades no Estado do Maranhão, sendo elas, Chapadinha, Urbano Santos, Milagres e Mata Roma, para mapear e estudar a situação das comunidades, e também apresentar soluções de enfrentamento da desnutrição dessas comunidades.
O resutado desse trabalho foi apresentado na tarde desta quinta-feira ( 21), no auditório da Universidade Federal do Maranhão, campus Chapadinha.
As atividades tiveram duração de um ano com pesquisas em campo e ações junto a grupos organizados ( Merendeiras, Quebradeiras de coco, Agentes Comunitários de Saúde, Pastoral da Criança, pequenos produtores e Ongs ) e resultou na publicação da castilha “ Comida Saudável, Gostosa e da Terra”, onde foram coletadas receitas, a base de produtos da terra, que podem fazer parte do cardápio diário da população tanto em casa como na escola.


Para a realização desse projeto a Fundação contou com o apoio da secretaria adjunta de segurança alimentar e nutricional, da Universidade Federal do Maranhão e das prefeituras das cidades selecionadas.

A prefeita, Ducilene Belezinha, foi a primeira a assinar o termo de compromisso com a implementação de ações para redução da insegurança alimentar e nutricional, e também foi a primeira a aderir ao Programa Prefeito Amiga da Criança. O programa tem por objetivo mobilizar e apoiar tecnicamente os municípios na implementação de ações políticas, que resultem em avanços na garantia dos direitos de crianças e adolescentes, fortalecendo os mecanismos preconizados pela Convenção Internacional dos Direitos da Criança e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

O secretário de educação, Francejane Magalhães, participou do evento, representando a prefeita, juntamente com a secretária adjunta de educação, Maria Coelho, secretário de Assistência Social, Francisco Paiva, adjunta , Márcia Portela, de saúde, Charles Bacellar, coordenadora da atenção básica, Marjorie Mesquita, coordenador do programa do leite, Men de Sá Meneses e vereador Manim.

Dos 217 municípios do Maranhão, apenas 70 tem algum trabalho voltado para as políticas públicas de combate à desnutrição e obesidade. Sendo que Chapadinha já tem a lei municipal e o conselho formado.



O governo Belezinha já mostrou sua pré-disposição com a causa, pois além de ter sido a primeira a assinar o termo ela busca junto aos pequenos produtores, por meio das associações de produtores ( 7 no total ), adquirir os alimentos utilizados na merenda escolar. Inclusive o pagamento desses fornecedores já foi realizado”, disse o secretário.

Além da alimentação o município também busca aproveitar a riqueza nutricional da região. De acordo com o secretário de saúde, está sendo feito um levantamento das potencialidades das plantas medicinais para elaboração de estratégias de saúde no campo.




“ Com esse projeto, vamos atingir duas metas: fixar o homem do campo, no campo e assim agregar emprego e renda para a cidade de Chapadinha”, informou o secretário.

Durante o evento foram apresentadas as leis que tratam do direito à alimentação adequada e de qualidade a todos. Da obrigação do Estado ( municipal, estadual e federal ) de dá acesso à alimentação adequada baseado nas diretrizes de promoção da intersetorialidade das políticas, descentralização das ações e articulações em regime de colaboração entre as esferas de governo, monitoramento da situação alimentar nutricional, conjugação de medidas diretas e imediatas de garantia de acesso à alimentação, articulação entre orçamento e gestão.

Assessoria de Comunicação 
Foto: Kim Pereira





Compartilhar

Fotógrafo: verified_user

0 comments:

Outros Blogs

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog