quarta-feira, 6 de março de 2013

Secretaria Municipal de Saúde leva atendimento médico para presos do CDP de Chapadinha

Compartilhar



O serviço foi solicitado pela direção do Centro de Detenção Provisória de Chapadinha e foi atendido prontamente pela prefeitura de chapadinha, por meio da secretaria municipal de saúde. O objetivo dessa ação é diminuir gastos com deslocamentos de presos para hospital e evitar doenças dentro da unidade.

De acordo com o diretor da unidade, Raimundo Peres Galvão, há 15 dias foi feita uma triagem dos pacientes que precisavam de atendimento e hoje ( 06 ), médico e técnico em enfermagem do município, realizam o serviço de consulta, aferição de pressão e entrega de medicamentos básicos, tais como: anti-inflamatórios, antifúngicos, bactericidas, antibióticos e soro.



“ O atendimento humanizado ajuda a mudar o comportamento dos detentos, que passam a ter assistência médica, melhorando também, a autoestima dos mesmos que passam a ter mais dignidade”, disse o diretor.


Essa é a primeira vez que o município realiza um trabalho dessa natureza. A última vez que os detentos tiveram atendimento foi em agosto do ano passado durante a semana do encarcerado promovida pelo Governo do Estado.

O detento J.C.C de 21 anos tem gastrite e conta que há muito tempo toma remédio para tratar a doença, agora preso, mas com assistência médica, ele vai poder continuar o tratamento.

“ Acho muito bom esse atendimento. Eu sofro muito com dores no estômago. Depois da consulta, vou poder continuar tomando os remédios”, disse o detento.

A consulta é feita pelo médico Silvio Andrade que avalia o estado de saúde dos detentos analisa o quadro clínico e prescreve a medicação correta. Alguns medicamentos básicos já são logo entregues outros devem ser adquiridos.

O médico conta que realiza atendimento carcerário pela primeira vez e afirma que o serviço é igual aos postos de saúde e consultórios.

De acordo com o médico, quando presas, as pessoas ficam mais ansiosas e tendem a intensificar dores e desconfortos. A atenção deve ser voltada para identificar esses sintomas e fazer a prescrição adequada. Mas no geral, os casos são de problemas respiratórios (gripes e resfriados ), dores musculares, hipertensão, inflamações e fungos.

“ Possibilitar aos detentos um atendimento médico preventivo ajuda a melhorar a qualidade de vida e também o convívio dos mesmos dentro da cadeia”, afirmou o médico.

Assessoria de Comunicação 
Fotos Kim Pereira 







Compartilhar

Fotógrafo: verified_user

0 comments:

Outros Blogs

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog