quinta-feira, 22 de agosto de 2013

PREFEITURA DE CHAPADINHA, ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA, RESTABELECE O FORNECIMENTO DE ÁGUA NA VILA ISAMARA

Compartilhar
O fornecimento de água no poço localizado na unidade escolar Ana Fortes Menezes, na Vila Isamara, já foi restabelecido. O problema no local foi a queima da bomba por causa de detritos que se acumularam no reservatório que sobrecarregaram o sistema. A prefeitura de Chapadinha, através da secretaria municipal de infraestrutura, informou que para a realização de uma limpeza do reservatório são necessárias, pelo menos, 24 horas. A bomba queimou na última terça-feira ( 20 ), e logo que a secretaria tomou conhecimento, o serviço foi realizado e uma nova bomba , também, já foi providenciada.
“ Fomos notificados na quarta-feira ( 21 ), e desde então estamos com uma equipe no local para regularizarmos o quanto o fornecimento de água. Não podemos evitar que uma bomba queime, pois vários são os fatores que podem causar isso. Precisamos que a população nos contate o mais rápido possível, quando isso acontecer, para providenciarmos o conserto o quanto antes”, disse a secretária adjunta de infraestrutura, Rita Sandreya.
Rita Sandreya
Dona Maria das Dores é moradora do bairro e comemora o resultado dos trabalhos. De acordo com a dona de casa, essa foi a primeira vez, este ano, que houve uma interrupção no fornecimento de água no local. Ainda de acordo com a moradora, a situação hoje, é bem diferente da vivida, anos anteriores.

“ A água aqui faltou na terça-feira e hoje já fiquei sabendo que a água já vai voltar. Antes quando aqui faltava água durava semana para ser consertado, hoje tá bem diferente”, disse a moradora.

Diferente do que foi falado que os alunos da escola Ana Fortes Menezes estariam sem aula por uma semana, em decorrência da falta de água, a supervisora da unidade de ensino, Cleide Costa, explicou que logo que o problema surgiu os responsáveis foram avisados e as providências iniciadas de imediato.

“ Até o dia que faltou água nós tivemos aula. Isso aconteceu na terça-feira e hoje o problema já está sendo resolvido. Nós vamos repor as aulas e nossas crianças não serão prejudicadas. A bomba queimou e o reservatório está sendo logo limpo, para evitar que a bomba queime novamente e assim evitar outra possível interrupção de fornecimento de água”, declarou a supervisora.


A Vila Isamara conta, atualmente, com três poços. Um fica na escola Ana Fortes Menezes, outro não apresenta condições de uso, por causa da qualidade da água. E o terceiro, localizado na travessa Coelho Neto, está com a estrutura deteriorada e as caixas d’agua ficam dentro de uma propriedade particular, onde o dono não permite que os moradores sejam beneficiados, situação que perdura há mais de dez anos, segundo os próprios moradores do bairro.

“Aqui tem uma caixa d’agua, mas nós não podemos usufruir desse bem, pois o morador daqui do lado, se diz dono do poço. E isso já faz bastante tempo, olha a situação daqui! Tá tudo destruído!" Desabafou a moradora Francisca Cardoso.

Para resolver o problema dos moradores, a administração municipal teve que buscar junto aos cartórios da cidade algum documento que comprovasse a doação ou se havia algum domínio particular do poço, que desse direitos a um único morador, fato este que não se comprovou, por isso, há vinte dias a prefeitura já comprou todo o material necessário para a instalação de uma nova caixa d’agua na área. A base da caixa d’agua, de oito metros de comprimento, e a tampa já estão prontas.

A população sofre com o problema de abastecimento de água na cidade há décadas, e usar o drama de tantas famílias como massa de manobra, tem sido uma prática de alguns, que segundo os próprios moradores da Vila Isamara, até fizeram coleta de dinheiro, alegando que seria utilizado para compra de uma nova bomba, mas na verdade, o dinheiro teria sido utilizado para custear um carro de som. A nova bomba foi comprada pelo município.
ASCOM/PMC
Fotos: kim Pereira 

Compartilhar

Fotógrafo: verified_user

0 comments:

Outros Blogs

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog