terça-feira, 24 de setembro de 2013

Chapadinha ganha destaque na mídia nacional com o maior número de cubanos do Mais Médicos

Compartilhar

A CHEGADA DOS SEIS MÉDICOS CUBANOS A CHAPADINHA FOI ESTAMPADA COM DESTAQUE NOS PRINCIPAIS PORTAIS DE NOTÍCIAS DO BRASIL, NESTA SEGUNDA, 23 DE SETEMBRO.

PROFISSIONAIS AINDA AGUARDAM O REGISTRO PROVISÓRIO, QUE SERÁ EMITIDO PELO CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA. A EXPECTATIVA É QUE COMECEM A ATENDER NA PRÓXIMA SEMANA.

Chapadinha (MA) – Recém-chegados no último fim de semana, os seis médicos cubanos do Mais Médicos aproveitaram o dia para conhecer os colegas com quem irão trabalhar, os postos de saúde onde atuarão e a casa em que irão morar em Chapadinha, no interior do Maranhão. A cidade foi a que mais recebeu médicos cubanos pelo Programa Mais Médicos, no total seis.
Eles ainda aguardam o registro provisório, que será emitido pelo Conselho Regional de Medicina. A expectativa é que comecem a atender na próxima semana.
Chapadinha tem 76 mil habitantes, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No entanto, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a cidade atende a mais 16 municípios vizinhos, totalizando 350 mil pessoas. A cidade dispõe de um hospital e 14 postos de saúde. O corpo médico atual soma 32 profissionais, que se dividem entre a atenção básica e a especializada.
Nitheyanna dos Santos
Com a chegada dos cubanos, os profissionais poderão voltar-se à atenção especializada, já que os estrangeiros se ocuparão da atenção básica. "A gente vai conseguir levar para a população a assistência médica e bloquear a ida dos pacientes para o hospital por problemas que possam ser resolvidos no posto de saúde perto da casa dele", explica o secretário de Saúde, Charles Bacelar. "Temos no hospital, um grande número de internações relacionadas à atenção básica".
O dia de hoje (23) começou com uma reunião. Bacelar explicou aos médicos como e onde irão atuar. Em seguida, cada um deles conheceu a futura sala de atendimento.
O médico Juan Montero terá de dividir a sala com a enfermeira brasileira Nitheyanna dos Santos. O posto de saúde de Bairro Novo é o que está em piores condições. O teto e as paredes estão com infiltrações. Na sala de atendimento, apenas uma mesa, uma cadeira, e uma maca. A cadeira, quebrada. O local atende mil famílias. A prefeitura diz que já solicitou uma reforma.
"Aqui é mais ou menos parecido com o meu país, com o meu consultório", diz Montero. A partir da semana que vem, ele pretende acompanhar as visitas dos agentes comunitários.
Residência dos médicos cubanos em Chapadinha. 
Compartilhar

Fotógrafo: verified_user

0 comments:

Outros Blogs

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog