quarta-feira, 30 de outubro de 2013

NO “DIA D DE COMBATE AO CÂNCER DE MAMA”, O HAPA REALIZA ATIVIDADES EDUCATIVAS EM COMBATE À DOENÇA

Compartilhar
O Hospital Antônio Pontes de Aguiar (HAPA) está engajado no Outubro Rosa, movimento mundial que visa divulgar a importância das ações de prevenção do câncer de mama, simbolizado pelo laço rosa, símbolo da luta contra a doença.
Na manhã de hoje (30) que marca o dia D de combate à doença, os servidores do HAPA realizaram diversas ações na unidade médica a fim de mobilizar pacientes e a acompanhantes sobre a importância da prevenção da doença.

Médicos e enfermeiros conversaram com quem esperava por atendimento e visitaram todos os leitos levando informações e tirando dúvidas quanto ao câncer de mama, através de palestras e distribuição de panfletos. A campanha busca incentivar as mulheres entre 40 a 69 anos de idade a fazer mamografia.
Segundo a coordenadora de enfermagem, Jainara Vasconcelhos, que esta à frente das atividades neste dia D, os pacientes estão bastante participativos. “Fizemos este movimento para atrair a população, para que as pessoas tenham o conhecimento da doença e possam buscar o tratamento o mais rápido possível, em caso de um diagnostico positivo”- explicou Jainara.

Para a paciente Celene de Sousa Matos (22 anos), moradora do povoado Cajazeira, que está internada devido cálculo uretral (pedra na uretra), a ação é de grande importância e pode salvar vidas. “Essas campanhas são muito importantes porque as vezes a gente descobre a doença mais a frente e o câncer de mama é coisa séria. Não se pode brincar”- advertiu ela.
As secretarias Nildinha Telles (Mulher) e Chiquinha Pessoa (Igualdade Racial) também acompanharam as atividades realizada pelo HAPA nesta manhã.

A campanha, que é uma realização da Prefeitura de Chapadinha, através das secretarias municipais da mulher e da saúde, tem como objetivo alertar o público feminino para os cuidados que se deve ter com o corpo fazendo os exames de prevenção e o auto exame, para evitar o câncer de mama e o de colo de útero.
“Em Chapadinha a campanha não é só para o diagnóstico precoce do câncer de mama, nós estendemos também para o câncer de colo de útero, pois essas doenças são umas das que mais matam na atualidade. A importância da campanha, que se estende também aos postos de saúde, é a realização do diagnóstico precoce, pois essas doenças, se diagnosticadas no início, podem ter 100% de chances de cura”, concluiu a secretária adjunta de saúde, Valnice Meneses.

ASCOM/PMC

Fotos: Kim Pereira 
Compartilhar

Fotógrafo: verified_user

0 comments:

Outros Blogs

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog