quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Risoterapia muda rotina de crianças internadas no HAPA

Compartilhar
No último sábado as crianças internadas no Hospital Antônio Pontes de Aguiar (HAPA) tiveram um dia pra lá de especial. Em comemoração ao dia da Amizade, o grupo teatral da igreja católica, João Paulo II, levou alegria e muito gargalhada para os pequeninos. A turma “Alegria que Contagia, percorreu os corredores da unidade hospitalar caracterizados de diversos personagens do mundo infantil, entre eles a Branca de Neve, boneca Emília, Visconde de Sabugosa e outros.

A animação do grupo contagiou desde os funcionários e a equipe médica, até pais e acompanhantes. Todos entraram na brincadeira e por algumas horas foi possível esquecer que aquele ambiente se tratava de um hospital. 
Para a psicóloga Lorena Monteles, que acompanhou as atividades do grupo no HAPA, o trabalho alternativo aliado à medicina tradicional além de proporcionar conforto acelera a recuperação. “Essas atividades são de extrema importância para o desenvolvimento psicomotor, intelectual, emocional e afetivo das crianças. Muitas vezes o tratamento é demorado, e essa interação com o mundo lúdico devolve a elas a vontade de sorrir” - disse ela.
O idealizador do projeto, o português Thiago Rodrigues, encantava as crianças por onde passava caracterizado de Visconde de Sabugosa. Além de brincar, ele aproveitava para dar conselhos e evangelizar. “O risoterapia é um ambiente que fica bem em qualquer local. Aproveitamos o dia da amizade para trazer essa dinâmica voltada à importância da felicidade, onde muitas vezes o sorriso falta. O objetivo do grupo é levar mais cultura, trabalhando a questão da evangelização através da dramatização e da arte” - declarou. 
Para o secretário de Saúde, Allan Monteles, que também esteve presente na tarde da alegria, a essência da humanização hospitalar é fazer com que o paciente sinta-se em um ambiente mais confortável e receptivo ao tratamento. “São ações simples, mas que quebram completamente a rotina de quem está no hospital” - finalizou. 

ASCOM/PMC
Compartilhar

Fotógrafo: verified_user

Um comentário:

  1. Comunico, com muito orgulho, que o evento "ALEGRIA CONTAGIA", realizado no passado fim-de-semana, foi um grande sucesso! Desde já, agradecemos a todas as pessoas e entidade que colaboraram diretamente com o Grupo de Teatro João Paulo II (GT JPII). Todo este esforço resultou num bonito momento de alegria, dinamismo e diversão!
    Mais informo que este projeto esteve completamente desvinculado da Prefeitura de Chapadinha – foram contatadas diferentes Secretarias municipais, das quais não obtivemos qualquer apoio. Aliás, continuamos a aguardar uma resposta da Secretaria da Cultura, que agendou com alguns membros do grupo uma reunião, que nunca aconteceu (apesar das constantes visitas...)!
    Lamentavelmente, faz-se política(gem) com as boas ações de jovens independentes, que visitaram o hospital, gastaram dinheiro do seu bolso e, mesmo assim, com tão poucos recursos, deram e trocaram tantos sorrisos!
    Por último: houve um grande interesse, por parte dos profissionais desta unidade hospitalar, que o GT JPII realizasse mensalmente uma visita ao hospital, apresentando diferentes dinâmicas. O nosso grupo está a preparar esse momento, no entanto apresentamos a seguinte indicação: ou publicam uma notícia digna, com todos os fatos reais (como exige o código deontológico do jornalismo), ou o GT JPII nega, desde já, qualquer tipo de atividade futura! Estamos para os doentes e pelos doentes – respeitemos quem se dignou verdadeiramente a trabalhar por esta iniciativa!
    Atentamente,
    Tiago Rodrigues
    P.S.: se de fato houve apoio da Prefeitura, gostaria de ser elucidado quanto ao mesmo, pois, enquanto coordenador do grupo, ainda não recebi nada!

    ResponderExcluir

Outros Blogs

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog