quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Mais uma conquista: Chapadinha ganha Laboratórios de Experimentoteca

Compartilhar
Blog do kim Pereira - quarta-feira, 22 de outubro de 201
A prefeita de Chapadinha, Ducilene Belezinha, participou, no último fim de semana, juntamente com vários outros prefeitos do Maranhão, da cerimônia de entrega dos kits de experimento de Ciência, que formarão os Laboratórios de Experimentoteca, em escolas públicas de ensino Fundamental e Médio em todo o estado.
Belezinha foi acompanhada de assessores e ainda de uma professora do CAIC e uma aluna do Col. Almada Lima. A prefeita recebeu dois laboratórios (40 KITS), para ensino Fundamental e Médio. De acordo com a gestora, os laboratórios serão instalados no prédio da antiga Estação Digital, localizado na Praça da Bíblia, que passará, no início de novembro, por ampla reforma, assim como a praça.


Os kits foram entregues aos gestores pela Secretaria de Estado de Ciência Tecnologia e Ensino Superior – SECTEC - e pela Universidade Federal do Maranhão – UNIVIMA, com presença da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA, na manhã deste sábado, 18, durante a SNCT MA 2014.
A cerimônia contou com a participação de gestores de escolas da capital e do interior do estado, além de prefeitos dos municípios que vão receber a primeira leva de kits, no piloto do programa Maranhão com Ciência, do Governo do Estado, através da UNIVIMA e da SECTEC.
“Experimentos despertam a curiosidade dos alunos e isso facilita o aprendizado. As escolas que receberam os kits vão ter em mãos ferramentas pedagógicas que facilitarão o contato e o interesse dos alunos em Ciência”, comentou a diretora Cláudia.
Durante o evento foi possível acompanhar um experimento, conduzido pelo biólogo Sebastião Fernandes, representante da Central do Saber, empresa que confecciona os materiais, com a ajuda da estudante Mônica Gomes, e sob os olhares curiosos da plateia.
“Este é um projeto educacional inovador no estado. Teremos 80 laboratórios nesta primeira fase e logo muitos mais virão ao longo de 2015. O Governo do Estado quer mostrar a todos que o ensino e o aprendizado de Ciências, das disciplinas de Física, Química, Biologia, não é um bicho de sete cabeças, é possível e queremos despertar o interesse dos alunos”, explicou o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Costa.
O Projeto foi idealizado pelo assessor da SECTEC Leonardo Evangelista, que na cerimônia entregou um dos kits ao gestor do Colégio Militar 2 de Julho, Major Bezerra. 
EXPERIMENTOTECA

O que é

A Experimentoteca Pública: Educação Científica através de Práticas Experimentais é um Laboratório de Ciências que funciona como uma biblioteca pública de experimentos. Um conjunto de laboratórios de ciência que racionaliza o uso de material experimental em sala de aula, possibilitando o acesso dos professores e alunos a um grande número de experimentos, atendendo ao ensino fundamental e médio.
As atividades propostas pela Experimentoteca estão centradas em temas significativos para o estudo da ciência. O material é disponibilizado em dezenas de kits nas áreas de ciência, biologia, química e física, tornando as aulas dinâmicas e atrativas.
Fonte: Blog do William Fernandes 
Compartilhar

Fotógrafo: verified_user

0 comments:

Outros Blogs

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog