terça-feira, 5 de maio de 2015

Prefeitura de Chapadinha Assina Adesão a Sistema Nacional com Presença da Ministra da Igualdade Racial em SL

Compartilhar
Blog do Kim Pereira - terça-feira, 05 de maio de 2015
Fonte: O Imparcial 
Título Original: Ministra traz Caravana pela Promoção da Igualdade Racial e Superação do Racismo ao Maranhão

A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Nilma Lino Gomes, estará em São Luis (MA), na segunda e terça-feira (4 e 5 de maio), para atividades da Caravana Pátria Educadora pela Promoção da Igualdade Racial e Superação do Racismo.

Blog do Kim Pereira - terça-feira, 05 de maio de 2015
Fonte: O Imparcial 
Depois do Pará, o Maranhão será o segundo estado a receber a Caravana, que tem por objetivo ampliar o diálogo e firmar parcerias com os entes federados e a sociedade civil, a fim de fortalecer a pauta da igualdade racial em todo o país. Durante os dois dias, a ministra terá encontros com a sociedade civil, com o prefeito da capital, Edvaldo Holanda Júnior, e o governador Flávio Dino.

Entre os objetivos da Caravana está o incentivo para que estados e municípios façam a adesão voluntária ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, o Sinapir, estimulando a criação e fortalecimento dos organismos de promoção da igualdade racial em âmbito municipal e estadual.

O primeiro compromisso da ministra será na segunda-feira, às 11h, quando se reunirá com os movimentos sociais maranhenses, incluindo o movimento negro, de mulheres e quilombolas, entre outros. O encontro será realizado na Casa do Maranhão, no Centro Histórico, e terá como pauta principal as prioridades da Seppir para o período de 2014 a 2018. À tarde, às 16h, a ministra Nilma Lino Gomes se reunirá com o prefeito Edvaldo Holanda Júnior, no Palácio de La Ravardière.

Na terça-feira, às 11h, está agendado o encontro da ministra com o governador Flávio Dino, no Palácio dos Leões. À tarde, às 14h, ela participa da solenidade de assinatura de atos. Na ocasião, o governo do estado e as prefeituras deChapadinha, São Luís Gonzaga do Maranhão e Codó oficializarão suas adesões ao Sinapir. Na mesma cerimônia, que acontece Auditório do Palácio Henrique de La Rocque, será assinado um acordo de cooperação com a Secretaria de Educação do Estado (Seduc) para implementação da Lei 10.639/2003, que insere no currículo escolar o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, e as Diretrizes Curriculares Nacionais para as Comunidades Quilombolas.

Para encerrar a agenda em São Luis, a ministra fará uma palestra, às 18h30, no Auditório Central da Universidade Federal do Maranhão, com a Aula Inaugural do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-brasileiros.

CHAPADINHA

Na solenidade de assinatura de adesão ao Sinapir, na tarde desta terça-feira (5), de Chapadinha, estarão presentes a Prefeita, Ducilene Pontes, a secretária municipal de Igualdade Racial, Chiquinha Pessoa, o diretor do Departamento de Promoção da Igualdade Racial, Manoel de Almeida e Silva, e a secretária Júnior, Luzenir Lima Costa.


"Desde 2013 que estamos nessa luta, e agora conseguimos fazer essa adesao. Dos 72 municipios maranhenses que estavam nessa luta apenas Chapadinha, Codó e São Luiz Gonzaga do Maranhão conseguiram essa adesão, além do próprio Estado do Maranhão que também ainda não tinha conseguido a Adesão. Importante frisar que a modalidade de Gestão de Chapadinha dentro do SINAPIR é a Gestão Plena. A Gestão Plena é o patamar da organização de um organismo de Promoção da Igualdade Racial" - ressaltou Manoel de Almeida, diretor do Departamento de Promoção Racial de Chapadinha.
Compartilhar

Fotógrafo: verified_user

0 comments:

Outros Blogs

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog